Óleo Essencial de TEA TREE (Melaleuca): o que é, para que serve e como usar!?

  • 19 de outubro de 2023

Desde tempos ancestrais, esse óleo tem sido utilizado para tratar diferentes questões de saúde, haja vista suas múltiplas propriedades medicinais, as quais têm sido confirmadas em inúmeros estudos científicos.

O óleo de melaleuca possui propriedades antissépticas, antifúngicas, parasiticidas, germicidas, antibacterianas e anti-inflamatórias, tornando-se uma excelente escolha natural para higienizar lesões, aprimorar a pele acneica ou solucionar problemas de fungos nas unhas, por exemplo.

Os principais benefícios são:

1. Desinfetar feridas

Graças às suas propriedades bactericidas, o óleo de melaleuca é altamente eficaz na eliminação de bactérias como E. coli, S. pneumoniae, H. influenzae, S. aureus, ou outras que possam causar infecções por meio de feridas abertas. Além disso, também parece acelerar o processo de cicatrização e reduzir a inflamação local.

Modo de uso: misture uma gota do óleo essencial com uma colher de sopa de óleo de carreador semente de uva e aplique uma pequena quantidade dessa mistura na ferida, cobrindo com uma gaze. Pode-se repetir esse procedimento de uma a duas vezes ao dia até a completa cicatrização.

2. Melhorar a acne

A melaleuca tem o poder de reduzir a acne graças às suas incríveis propriedades anti-inflamatórias e à sua habilidade de inibir o crescimento de bactérias, como as acnes são um tipo de bactéria, que provem a causa dessa condição indesejada.

Modo de uso: Uma ótima maneira de aproveitar os benefícios da melaleuca é através da utilização de um gel ou fluido que contenha esse ingrediente em sua composição. Outra opção é misturar 1 mL de óleo de melaleuca em 9 mL de água e aplicar essa mistura nas áreas afetadas, 1 a 2 vezes ao dia ou utilizar o óleo essencial nos seus cosméticos diários.

3. Tratar fungos nas unhas

Graças às suas propriedades antifúngicas, o óleo de melaleuca é eficaz no tratamento de micoses nas unhas, podendo ser utilizado isoladamente ou em conjunto com outros medicamentos.

Modo de uso: Combine 2 ou 3 gotas de óleo essencial de melaleuca com o óleo carreador semente de uva e aplique nas unhas afetadas.

4. Eliminar o excesso de caspa

O óleo de melaleuca manifesta-se extremamente eficaz no combate à caspa, aprimorando a aparência do couro cabeludo e proporcionando alívio à irritação também.

Modo de uso:  Adicione uma gota deste óleo essencial em seu shampoo e condicionador e utilize diariamente.

5. Tratar o pé de atleta

A micose conhecida como pé de atleta pode ser bastante difícil de tratar, mesmo com o uso de medicamentos antifúngicos. No entanto, ao complementar o tratamento com óleo de melaleuca, é possível obter melhores resultados e acelerar o processo de cura. Além disso, o óleo de melaleuca também ajuda a aliviar os sintomas da infecção, como a coceira e a inflamação.

Modo de uso: para utilizar esse remédio caseiro, basta misturar meia xícara de chá de araruta em pó com meia xícara de chá de bicarbonato de sódio e adicionar cerca de 50 gotas de óleo de melaleuca. Essa mistura pode ser aplicada uma a duas vezes ao dia.

6.. Auxiliar no tratamento de infecções genitais

O óleo de melaleuca também pode ser empregado para auxiliar no tratamento de infecções genitais, tais como candidíase, vaginose bacteriana ou tricomoníase, em virtude de suas propriedades antimicrobianas, o que contribui para aliviar os sintomas e acelerar a recuperação.

Modo de uso: é possível diluir o óleo de Melaleuca com outro óleo, como o óleo carreador de semente de uva ou o óleo de amêndoas, por exemplo, e aplicá-lo na região genital.

Produtos Relacionados na Postagem

Posts Relacionados

Minha sacola